Análises

As principais análises  realizadas no Laboratório de Nutrição Animal em amostras de volumosos, concentrados, rações e subprodutos são:

 Matéria Seca ( MS): É determinada pela eliminação da umidade do alimento por secagem em estufa. Também pode ser determinada em forno microondas ou pelo método Tolueno.

Teor de Umidade: Segundo o método de Weende.

 Extrato Etéreo ( EE): Também denominado gordura bruta do alimento. Para sua determinação se utiliza o aparelho de soxhlet com o auxílio de um solvente orgânico.

 Proteína Bruta ( PB): Esta análise é feita segundo o método de Kjeldahl que consiste na digestão, destilação e títulação de uma amostra para se obter o teor de Nitrogênio total.

 Matéria Mineral (MM): É determinada a partir do aquecimento da amostra num forno (mufla a 600ºC), obtendo-se o teor de cinzas ou matéria inorgânica de forragens e alimentos.

  Fibra em Detergente Neutro (FDN): Permite determinar a fração que representa o conteúdo celular de forragens e materiais fibrosos.

 Fibra em Detergente Ácido (FDA): Permite determinar a fração insolúvel e estrutural de plantas e serve de base para determinação da Celulose e Lignina.

Fibra Bruta ( FB): É feita a determinação da fração glicídica estrutural de um alimento segundo o método de Weende.

Energia Bruta (EB): Esta análise serve como base para cálculo e/ou determinação de outras medidas de energia (Energia Digestível, Energia Metabolizável, etc…). É determinada através de Bomba Calorimétrica (Calorímetro Adiabático de Parr).