Projetos de Pesquisa

Acurácia e precisão das estimativas da fração fibrosa de forrageiras obtidas por diferentes métodos laboratoriais

Descrição: O estudo dos alimentos a partir do conhecimento de sua composição química é o ponto inicial para a compreensão dos processos fisiológicos responsáveis pela formação dos produtos de origem animal. Especialmente quando se trata de ruminantes estudos associados aos alimentos fibrosos e seus efeitos metabólicos e fisiológicos sobre o organismo animal são de grande relevância. Para que estes efeitos sejam mensurados adequadamente, primeiramente, é necessário o uso de métodos laboratoriais que expressem com exatidão a concentração de fibra nos alimentos, o que infelizmente, nem sempre é uma realidade. Quando avaliada a concentração fibrosa de pastagens nativas este desafio é ainda maior em virtude de sua grande variabilidade ao longo no ano. Desta forma, o objetivo deste trabalho será avaliar a acurácia e precisão das estimativas da fração fibrosa de pastagens nativas obtidas pelo método de referência proposto por Van Soest e pelo método da autoclave e compará-las as obtidas pela técnica de espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS).

 

Inclusão de farelo de aveia no processamento de hambúrgueres de carne cunícula

Descrição: A agregação de valor de produtos cárneos é um fator importante para o aumento do consumo de proteína animal. Em produtos com teor de gordura reduzido ingredientes funcionais podem ser utilizados para melhorar os atributos físicos após o cozimento. O farelo de aveia tem sido utilizado para melhorar características de suculência e maciez em hambúrguer com baixos níveis de gordura. O objetivou deste estudo é avaliar a qualidade de hambúrgueres de carne de coelhos enriquecidos com diferentes níveis de farelo de aveia. Serão utilizados 4 níveis de inclusão de farelo de aveia: 0, 5,10 e 15%. Será realizada a análise bromatológica. Para avaliação dos atributos físicos serão utilizadas a coloração, a força de cisalhamento, a capacidade de retenção de água e a percentagem de encolhimento. Após a análise microbiológica será realizada a análise sensorial com um painel não treinado. O delineamento será inteiramente casualizado e os dados obtidos serão analisados através de análise de variância e teste de Tukey para a comparação das médias entre as amostras com 5% de significância..

 

Shelf life de alimentos congelados para cães completos e balanceados utilizando diferentes embalagens

Descrição: A embalagem é parte do produto em si, atuando principalmente na conservação do alimento, mantendo a qualidade e segurança do produto. O shelf life está ligeiramente ligado ao tipo de embalagem em que o produto está acondicionado. O intuito de estudar as embalagens é justamente mostrar a sua importância, pois é essencial a sua utilização, sobretudo quando se trata de alimentos. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar o shelf life de alimentos caseiros completos e balanceados para cães, avaliando as características físicas, químicas e microbiológicas por um período total de 6 meses. Após a formulação do alimento completo e balanceado a partir de ingredientes utilizados na nutrição humana, serão processados na Usina de Alimentos do Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências Agrárias CCA e armazenados em um freezer (- 20°C). Ao total serão confeccionadas 36 porções de alimentos completos distribuídos em três embalagens alumínio, plástico e plástico a vacúo, os tratamentos serão as embalagens. As análises serão realizadas no dia 0 e aos 30, aos 90 e aos 180 dias de armazenamento. As análises físicas serão perda de peso após o descongelamento, quantificação do exsudato, cor, pH e atividade de água. Para as análises químicas serão avaliadas a umidade, a proteína, o extrato etéreo, as cinzas e os carboidratos totais. As análises microbiológicas serão avaliados os bolores e leveduras, bactérias, fungos, psicrotróficos, coliformes totais, coliformes 45°C, contagem de Staphylococcus coagulase positiva e presença de Salmonella sp..

 

Composição bromatológica e estabilidade aeróbia da silagem de grão de milho reidratada com água e/ou soro de leite

Descrição: O uso do milho como fonte energética é o alimento mais comumente usado na nutrição animal. Contudo, o milho que é cultivado no Brasil é o tipo duro, o que favorece sua baixa digestibilidade devido à alta vitriosidade de seu endosperma. Buscando aumentar a digestibilidade do amido presente no grão de milho, existem processamentos para torná-lo mais disponível. Dentre as possibilidades existentes, pode-se fazer o uso do processo de reidratação do grão de milho para a confecção de silagem, o que também beneficia a sua fermentação e, consequentemente, o valor nutritivo e a qualidade microbiológica do alimento. Além da água para a reidratação do grão de milho, pode ser feito o uso do soro de leite, o que surge como uma alternativa para utilização desse subproduto, visto que o mesmo apresenta um potente efeito poluidor quando descartado de forma errada. Porém, as pesquisas sobre o efeito do uso do soro de leite no processo de conservação dos alimentos destinados à alimentação animal ainda são insipientes e merecem ser pesquisados. Dessa forma, o presente trabalho busca avaliar a qualidade bromatológica e a estabilidade aeróbia da silagem de grão de milho reidratada com soro de leite e/ou água..